Explicações

O serviço é muito personalizado. O professor, que é da disciplina, é sempre o mesmo ao longo do ano e é este professor quem faz o diagnóstico das dificuldades e define as estratégias e exercícios para que as dificuldades sejam ultrapassadas. O ideal, independentemente dos objetivos a atingir, é que haja a possibilidade de 2h de explicação por semana. Estas 2horas podem ser dadas de uma só vez ou 1h + 1h, em função da vontade do aluno/pais. Há alunos que não aguentam 2h de explicação, mas há outros que retiram maior proveito de uma explicação mais longa. Há também a questão de se preferem vir só uma vez por semana ou não se importarem de vir duas…

Devido a vários motivos, há alunos que procuram apenas 1h de explicação por semana. É muito importante referir que 1 hora é muito pouco tempo e é necessário que o aluno reconheça que o apoio prestado é diminuto, pelo que terá estudar em casa. Esta opção de apenas 1h por semana leva a que o explicador marque trabalho para casa pois, por vezes, não há tempo para se efetuarem exercícios que seriam importantes para sedimentar conteúdos abordados na Explicação.

As explicações podem ser:

Regulares e individuais (I)

Neste caso, é estabelecido um horário semanal entre o professor e o explicando. Caso haja falta do aluno à explicação, não haverá reembolso nem reposição. Se a falta for comunicada com 48 horas de antecedência, e o professor tiver disponibilidade, há reposição.

Regulares e em grupo de dois alunos (G2)

Aqui, todo o grupo formado tem de reger a sua vida de forma a não falhar explicações. Quando, antecipadamente, um dos alunos sabe que tem de faltar a uma explicação deve, com 48 horas de antecedência, tentar encontrar uma outra data em que todos os elementos do grupo (professor incluído) estejam disponíveis. Caso não seja possível uma nova marcação, apesar de a falta ter sido prevista, não haverá reembolso nem reposição.

Regulares e em grupo de 3 alunos ou mais (G3+)

Este serviço/preçário, de 2h/semana, é destinado a grupos de 3 alunos ou mais, sendo que o limite máximo de alunos é de 5 ou, em casos especiais, de 6 (o que nunca aconteceu). São abrangidas as disciplinas de Matemática, CFQ, Português e Francês. Qualquer outra disciplina poderá ser incluída desde que se consiga formar um grupo de, no mínimo, 3 alunos. Para se formarem os grupos de uma forma ágil, todos os estudantes deverão informar da sua disponibilidade de frequência, que deve ser razoável (10h/semana). Como o objetivo primeiro é sempre o de formar grupo 3+, isso significa que o aluno poderá variar o horário da explicação (mas que esta irá sempre ocorrer de acordo com a disponibilidade manifestada). Desde que o aluno manifeste querer Explicações 3+, e reúna as condições necessárias (queira uma das 4 disciplinas acima mencionadas, manifeste 10h de disponibilidade, saiba que pode mudar de horário), passa logo a usufruir do preçário (mesmo que, inicialmente, tenha explicações individuais). Sempre que o aluno queira a explicação num outro horário (por exemplo, na véspera de um teste), e desde que essa explicação seja também 3+ e com o mesmo professor, ela é sempre possível.

À hora (devem ser pagas antes da explicação)

Este serviço resulta da necessidade de preparação para testes ou outros momentos de avaliação importantes (Exames de Equivalência à Frequência, Exames Nacionais, Exames para maiores que 23 e Exames do Ensino Superior) a que alguns alunos recorrem. Para que a explicação tenha o maior rendimento possível deve haver uma conversa prévia entre o professor e o explicando sobre a natureza do teste e dos conteúdos específicos que vão ser avaliados. Caso haja falta do aluno à explicação, não haverá reembolso nem reposição. Se a falta for comunicada com 48 horas de antecedência e o professor tiver disponibilidade, há reposição. Todas as explicações requeridas, pela primeira vez, a partir do dia 1 de Maio são consideradas “à hora”. Se estas explicações forem pedidas por alunos que já frequentam a Dona Sebenta desde, pelo menos, Fevereiro, então podem usufruir do preçário de explicações regulares se pedirem, no mínimo, 4 horas.

Se as explicações forem pedidas por alunos novos para a Dona Sebenta, elas só serão cobradas como “regulares” se forem adquiridas, no mínimo, 8 horas. Se o número de horas pedidas for inferior ao referido atrás, as explicações serão cobradas “à hora”.

UA-30127866-1